Phoenix Criminal Lawyer

Utilizando Comando TOUCH – Linux

Nos últimos dias estive trabalhando com processamento de carga de arquivos e uma das implementações refere-se a verificação do MD5SUM. Neste caso, implementado para evitar a duplicidade de arquivos, mas esse não é o foco do nosso post nesse momento :), para tentar driblar o problema de duplicidade e continuar com meus testes de maneira produtiva, sem fazer trabalho de índio…hehehe, há o comando touch que basicamente tem por finalidade modificar a data de acesso do arquivo, ou até mesmo, criar novos arquivos. Para saber mais acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Touch_%28Unix%29.

A maneira mais simple de usar o touch para atualizar a data de um arquivo é:

dê um ls -lt dentro da pasta que contém o arquivo e veja o resultado (segue me exemplo): Sep 13 14:40 seuArquivo.txt

Agora, dê o seguinte comando: touch seuArquivo.txt e execute o ls -lt novamente e veja que a data de acesso foi modificada; Sep 13 14:43 seuArquivo.txt.

Legal, mas e quando você tem N arquivos ? E mais, quando esses N arquivos estão em N diretórios ? Ahaaamm, basta ai vem mais um comando mágico :D, veja:

find . -exec touch {} \;

Com esse comando, todos os arquivos contidos no diretório de execução do comando terão suas datas de acesso modificadas.

Bom pessoal, é isso ai. Espero que aproveitem a dica, até a próxima.

Testebot